sábado, 18 de abril de 2009

Mosteiro de Santa Clara a Velha abre portas

Após 12 anos de obras de restauração, o mosteiro de Santa Clara a Velha, em Coimbra, está agora pronto para ser devolvido à cidade. A escolha do dia da sua abertura não podia ser mais oportuna, pois hoje é o dia internacional dos monumentos.

Os visitantes vão ter também à disposição áudio guias para os ajudar a conhecer e explorar o espaço e está também prevista uma modulação virtual, em três dimensões, para contar ao público as várias fases de construção por que passou o monumento.

Fundado em 1283, pela Abadessa D. Mor Dias, o Mosteiro de Santa Clara a Velha foi entregue às freiras clarissas pouco depois. Dona Isabel de Aragão, a Rainha Santa Isabel, interessou-se pelo convento e mandou construir uma nova igreja, em estilo gótico, que foi consagrada em 1330.

O lugar onde o convento foi construído revelou-se uma má escolha, devido às inundações provocadas pelo Rio Mondego. O velho convento foi abandonado em 1677 e as freiras mudaram-se para um novo edifício, construído num lugar mais elevado.

Ao longo dos séculos, o edifício foi constantemente invadido pelas águas do rio Mondego. Por isso, para reabilitar o monumento foi necessária a colaboração de especialistas de diversas áreas que realizaram inúmeras pesquisas arqueológicas e construíram uma estrutura que impede a invasão do rio Mondego.


Sem comentários: